sexta-feira, 25 de março de 2011

Amistad



Não, não é o dia do amigo. É só uma declaraçãozinha para aqueles que estão sempre comigo.

Sempre fiz questão de dizer aos meus amigos que eles merecem o prêmio Nobel da Paciência, da Atenção, da Boa-vontade, e de todas as qualidades que, ao meu ver, merecem um prêmio Nobel. Se você é meu amigo, com certeza sabe do que eu estou falando.

Desde pequena, eu sempre tive uma facilidade em fazer amizades. Talvez por não me encaixar em nenhum grupo - o que me dava liberdade para passear por todos -, ou por gostar tanto de pessoas que conviver com tantas personalidades diferentes fosse algo interessante e prazeroso. Claro que esse tipo de comportamento, ao mesmo tempo que pode ser enriquecedor, também pode nos prejudicar, afinal, a gente nunca sabe o que se passa na cabeça das pessoas.

Portanto, é fato que desilusões foram frequentes não só no campo dos amores adolescentes, mas nas amizades também. Traições, puxões de tapete, admiração doentia, de tudo um pouco a gente sempre passa. Até o momento que, ou a gente se fecha pro mundo, ou passa a ter mais cuidado. Optei pela segunda alternativa.

Ainda que tenhamos todo o cuidado do mundo, se decepcionar com as pessoas será sempre uma constante em nossa vida. Somos humanos. E, nessa condição, somos feitos de erros e acertos. Nem adianta tentar escapar da regra.

Mas eis que o tempo passa, a gente cresce (e continua pequeno), aprende (e continua sem saber nada), e muitos comportamentos e necessidades mudam. Como só posso falar por mim, devo dizer que as mudanças na minha vida foram bastante significativas em relação à amizades.

Até que você se vê em um lugar diferente, com pessoas diferentes, mas, sem nenhuma explicação aparente, BUM! A afinidade acontece. Há quem tente explicar de todas as formas possíveis, mas sou simplista: afinidade acontece. E, às vezes sim, às vezes não, ela vem e traz consigo elementos em comum, dos mais diversos. Desde uma música antiga que você achava ser a única pessoa na Terra a se lembrar dela e vibra quando encontra alguém que também conhece, como expressões em comum, maneira de agir, etc. Descobrir afinidades é como achar o cofre da Rose no Titanic. E a partir daqui, pode começar uma caminhada na qual a paciência, o respeito e a boa-vontade precisam andar de mãos dadas. As duas mãos.

Então você acorda de mau humor e pronto. Já imagina ter que suportar aquela alegria matinal que te incomoda nos dias que estamos com a pá virada. Ou então, simplesmente estamos mais introspectivos e isso não precisa ser motivo de briga ou insegurança. É aqui que somos humanos. É aqui que buscamos respaldo para justificar aquele tom grosseiro que logo a força da amizade nos avisa que tudo não passou de um momento de incompatibilidade. Simples: incompatibilidade também acontece. E olha, meus amigos, ainda quando incompatíveis, merecem o Nobel por suportarem minha mudança assídua de humor.

Eles merecem porque sou confusa, impulsiva e bipolar. E todos nós temos o direito de assim sermos. E temos também o direito de agir em resposta conforme estamos acostumados. Mas a amizade está no respirar fundo, em superar aquela mania egoísta, em sentar pra conversar à respeito do que incomoda. E então a gente pensa: "Preciso mudar isso para lidar melhor com aquilo". E o "casamento" vai se adequando quando tem tudo para dar certo.

Eu queria ser como o Milton Nascimento ou o Leminski para saber falar da amizade de uma forma mais poética e, ao mesmo tempo, profunda. Mas minha forma de agradecer é ordenando (!) que eles estejam na minha vida para sempre, e que dividamos tudo de melhor que pudermos conquistar.

Porque, definitivamente, "amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito". E eu serei grata de todas as formas que eu puder, porque
"os meus amigos
quando me dão a mão
sempre deixam outra coisa.
Presença, olhar, lembrança, calor.
Meus amigos,
quando me dão,
deixam na minha
a sua mão."

Amo para sempre e mais um dia!

7 comentários:

  1. Aiiiiii vou chorar com essa declaração, vc é tem o dom de encantar, porisso tem tantas pessoas ao seu lado minha Xuri, se dependender de mim serei eternamente sua amiga!
    Te amo pra sempre!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É fácil ser amiga de uma pessoa tão doce. Bipolar? Todos nós temos um pouco de bipolaridade, mas também temos sensibilidade para perceber a hora de deixar o outro quieto no seu canto...perdido nos seus pensamentos. Que nossos amigos estejam sempre por perto, nos dando a mão, o sorriso, o conselho e, principalmente, o crescimento.
    Te amo! "Sério???"

    ResponderExcluir
  4. Acredite, por mais estressante, bipolar e paranóica que você seja, nada se compara ao prazer que é conviver com você! Amo demais, minha Fê.

    ResponderExcluir
  5. Nanda!

    obrigado por me citar. Você é a amizade mais perene que eu tenho, das poucas que não é preciso conviver para manter os laços. Nunca me decepcionei por estar distante ou por não mantermos nossa relaçao igual todo o tempo, exatamente porque existe carinho e onde existe carinho não é preciso se preocupar com supérfulos e floreios. Gosto de você, dos seus textos, da sua forma de ver o mundo, de ver a si mesma e seu carinho por aqueles dos quais você gosta, me sinto feliz por compor esse grupo.

    Um abraço bem forte do seu amigo de ontem, de hoje e de amanhã,

    'Peuzinho'

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, que inspiração foi essa que lhe bateu para ter escrito um artigo tão lindo como esse ? ! Eu gostei muito, muito mesmo ! Espero ver mais posts como esse por aqui, muito bom mesmo !

    ResponderExcluir
  7. Cada vez mais me surpreendo com vc. O ser humano incrível que você é. Me sinto tão feliz por ter colaborado, muito ou pouco, não sei, com a formação da sua personalidade. Com tudo que vc é hoje. Um mulher linda, sábia, que se conhece, e isso é para poucos. Você é linda e ser sua amiga é uma benção. Te amo!

    ResponderExcluir